Veja neste artigo o que é a taxa selic e como ela influencia o mercado imobiliário. Siga-nos no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mercado.
O que é a Selic?
A SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a taxa básica de juros da economia brasileira e usada para controlar a inflação. Isso ocorre porque é através dela que outras taxas de juros são definidas. Alguns exemplos são a poupança, as taxas de juros bancários para empréstimos, a taxa de aplicações financeiras (rendimentos) e também para os financiamentos imobiliários.
O valor da Selic é definido a cada quarenta e cinco dias pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) e geralmente já dá uma indicação do que deve ser feito na reunião seguinte. O Copom foi criado para debater e estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa básica de juros.

A Selic regula a inflação ao encarecer a concessão de crédito quando possui valores elevados desencorajando o consumo. O oposto também ocorre, ou seja, eleva o consumo quando possui valores mais baixos por baratear o acesso ao crédito.
A influência da Taxa Selic no financiamento imobiliário
O grande impacto ocorre na taxa de juros dos financiamentos imobiliários, uma vez que com taxa de juros menores, os custos para adquirir um imóvel são reduzidos. Em geral, por se tratar de compromisso de longo prazo, uma taxa de juros baixa eleva a confiança do consumidor para assumir um contrato que pode chegar a trinta anos.
A redução dos juros acarreta na diminuição do valor das parcelas e também na diminuição da renda exigida para determinado valor de financiamento, assim tomar um financiamento pode ser algo mais viável para o bolso do consumidor.
Para aqueles que fizeram financiamentos na alta dos juros e estão atrelados a índices variáveis como a Poupança, IPCA ou TR, a queda da Selic também representa boas notícias, visto que a partir da taxa básica, outros índices também caem, resultando numa automática diminuição dos valores das parcelas.
Consequências da queda da Selic no financiamento imobiliário
A queda da Taxa Selic provoca uma redução da taxa de juros cobrada pelos bancos, geralmente isso acontece em sequência, quando qualquer um dos bancos renomados no país (Caixa, Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil), reduzem as taxas e os demais bancos acompanham, isso acontece para se manterem competitivos no mercado.
Outro fator muito importante influenciado pela taxa selic é a valorização dos imóveis uma vez que com a diminuição dos juros, a renda fixa se torna pouco atrativa para investidores que por sua vez voltam os olhares para o mercado imobiliário aumentando a demanda e valorizando o preço dos imóveis.
Vale a pena esperar os juros baixarem mais para comprar imóvel financiado?
A redução da taxa básica não reflete imediatamente na redução das taxas de juros dos financiamentos. Essa mudança é um processo lento que tem critérios para se concretizarem uma vez que bancos precisam reavaliar diversos pontos para fazerem as mudanças.
Entretanto se existe a necessidade de adquirir um imóvel, o interessado deve se programar financeiramente. Isso porque o valor da sua parcela não deve comprometer mais do que 30% da renda total.
Mesmo que faça um financiamento agora, existe a opção de fazer a portabilidade para outro banco em caso de queda da taxa de juros. Apesar de existirem alguns custos, no longo prazo é uma opção pode se tornar vantajosa por gerar uma economia.