Corretor de imóveis

Avatar de admin

Corretor de imóveis e sua importância

Encontrar o imóvel que atenda todas as necessidades é algo que pode ser demorado e cansativo e é neste momento que o corretor de imóveis entra em cena.  Sua função e responsabilidade vai muito além do que simplesmente demonstrar um imóvel a um pretendente. 

O corretor de imóveis
As obrigações do corretor de imóveis vão muito além de apresentar as partes.

A legislação permite a negociação direta entre proprietário e comprador o que a princípio pode parecer mais fácil, entretanto o assunto é mais complexo do que parece. Realizar essa operação sem a intermediação de um profissional pode trazer sérias consequências e até mesmo prejuízo financeiro. 

A função e as responsabilidades do corretor de imóveis

O corretor de imóveis é o profissional responsável pela intermediação imobiliária, ou seja, aquele que tem o papel de mediar as transações de compra e venda de um imóvel. Atua desde o início do primeiro contato até a finalização da negociação, com a assinatura do contrato sendo comum que nesta última etapa, conte com o apoio de um despachante de imóveis.

Além disso, o corretor prestará todos os esclarecimentos acerca da segurança ou risco do negócio. E para que haja segurança na negociação, o corretor deve verificar questões diretamente e indiretamente ligadas ao imóvel. Para tal, deve analisar cuidadosamente a matrícula do imóvel bem como as certidões do imóvel e do vendedor. 

Não basta que o corretor aproxime as partes e elas fechem o negócio. A transação deve ser tecnicamente viável. 

Fica evidente que o trabalho do corretor de imóveis possui alta carga de responsabilidade. Assim, o corretor que der causa a ato danoso ao cliente por imperícia, imprudência e negligência (ou infrações éticas) responde civil e penalmente.

Riscos de comprar um imóvel sem um corretor

Agora que já sabemos a responsabilidade do corretor, vamos entender alguns riscos ao dispensar a sua intermediação.

Imagine comprar um imóvel que não prevê a data de desocupação por parte dos antigos proprietários. Parece algo óbvio mas é um problema recorrente.  Ou então, uma transação aonde não se verificou a existência de débitos de IPTU.  Por se tratar de uma obrigação propter rem (que acompanha a coisa), se esta questão não for verificada previamente, o próprio imóvel “responderá” pela dívida de IPTU.

Um outro exemplo seria a compra da nua propriedade de um imóvel, situação em que um imóvel é transferido para outra pessoa, mas o proprietário original retém o direito de usufruto, ou seja, o direito de usar e desfrutar do imóvel durante sua vida.

Características de um bom corretor de imóveis

O corretor de imóveis deve ser realista, deve conhecer bem o imóvel e a região onde ele está localizado. Experiência conta muito. Além disso, indicações (e contra indicações) podem ser uma ótima referência afinal, quem teve uma experiência ruim gosta de falar sobre.

É muito comum que o corretor atue em conjunto com um despachante imobiliário para dar apoio quando há financiamento envolvido. Normalmente o despachante fica responsável pelo financiamento e registro do contrato no cartório de registro de imóveis competente. 

Categoria :

Avatar de admin